Textos



GERADO NUM AMBIENTE PROFÉTICO









Gênesis 15:4 “E eis que veio a Palavra do SENHOR a ele, (à Abraão) dizendo: mas aquele que de ti será gerado, esse será o teu herdeiro.”



O QUE VEM A SER ISTO?

O que quer dizer ambiente profético?

Primeiro temos que entender o que é profético.

Profético significa o que está relacionado com a profecia ou ao profeta, pertinente a algo revelado da vontade de Deus, algo que será realizado de acordo com a vontade de Deus, e não da vontade do homem, trata-se de algo que vai acontecer.



Precisamos entender que a questão do profético não e nada novo.

O ambiente profético é o lugar onde são gerados as realizações dos planos de Deus.

Por exemplo: a terra e tudo que existe foi gerado de uma palavra profética, vinda da boca do próprio Deus (Gen. 1)

Isaque é fruto de uma palavra profética (quando Deus fala a Abrão, ele não conseguia entender que o filho seria gerado de si mesmo, logo imaginou que seria seu servo, depois que seria através de Agar serva de Sarai). Isaque foi gerado num ambiente profético, da palavra de Deus, ou seja do profético.

Jacó foi gerando num ambiente profético. Ele nasceu de uma mulher estéril, assim como Isaque.


Samuel foi ungido e gerado num ambiente profético . 1 Samuel 1 diz que sua mãe Ana era amarga de Alma pois não podia ser mãe, até que um milagre aconteceu, gerado num ambiente profético... O reinado de Saul foi gerado num ambiente profético...A palavra de Deus diz que quanto à Saul em 1 Samuel 10: 6: "E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizaras e com eles e te mudaras em outro homem."


Davi foi ungido rei e gerado num ambiente profético (O profeta desce a casa de seu pai Jessé, e é passado em vista todos os irmãos de Davi que aos olhos dos homens poderá ser escolhido, mas Deus manda buscar o pastor de ovelhas e o transforma em um Rei)



Jesus foi gerado num ambiente profético, o ventre de Maria foi um ambiente profético. Maria era virgem e o nascimento de Jesus foi anunciada pelo anjo do Senhor e Ela concebeu pelo poder do Espírito Santo.


Ambiente profético é o lugar ou a condição que para gerar algo ou alguém necessita de uma intervenção divina. Deus torna o improvável no que é possível, Deus faz sair águas da rocha, Deus faz da estéril mãe de filhos, Deus fez uma virgem conceber e dar a luz ao Seu Filho, pelo poder da Palavra e a ação do Espírito Santo.



Agora, é natural que haja muitas vezes uma grande rejeição em relação ao profético.

Houve resistência para Abrão, Isaque, Jacó, José, Samuel, Saul, Davi, José e Maria, a incredulidade, a independência são os maiores fatores que se opõe aquilo que é profético.

Creia Deus tem uma palavra profética que vai mudar o curso de sua vida.


A igreja é um ambiente profético, e esta é uma prova clara de quão importante é estar vinculado e freqüentando assiduamente uma igreja, porque ela é um ambiente profético, nada espiritual é gerado em outro lugar com tanta eficácia quanto é gerado na igreja, ela não é meio de salvação, mas não deixa de ser muito importante para a salvação, é um ambiente de manifestação dos planos de Deus, os dons, a unção, a comunhão a adoração a edificação do corpo é gerado neste ambiente, onde muitos são libertos, curados, regenerados e salvos, pelo fato de estarem na hora certa e no lugar certo para a ação profética vinda diretamente de Deus através de sua Palavra.


Portanto, eis que eu a levarei para o desero, e lhe falarei ao coração.” (Oséias 2:14)

O deserto, que muitas vezes passamos também, pode ser um ambiente profético, vemos isto claramente na vida de alguns profetas como o profeta Elias que foi gerado no deserto.

João Batista foi gerado no deserto...



O Profeta Oseías profetizou sobre a importância do deserto... Deserto é lugar de ouvir Deus falar, como Ezequiel diante de um vale de ossos secos... Portanto creia e abra seu coração, Deus esta falando com você agora.


E Não se esqueça você está sendo gerado num ambiente profético...



No momento que a palavra de Deus é lançada sobre a sua vida, você precisa se apoderar dela. Quando você tomando posse da promessa do Senhor, crendo na palavra e orando no Espírito, a partir deste momento o Seu poder é liberado e a palavra começa a promover um ambiente profético onde o milagre será gerado em sua vida. "vento que vem dos quatro quantos sopra neste lugar..."


E n'Ele há cura de qualquer mal, nele a restauração das muralhas em ruinas do teu coração, que pode esta contrito, ferido e angustiado. N'Ele os sonhos são realizados, a promessa é materializada e o poder de Deus flui como rio de aguas correntes e inunda tudo que está ao teu redor, mudando de vez a sua sorte. Se você crê apartir de agora a sua vida inteira pode ser transformada, sua família, seu trabalho, sua vida espiritual, emocional e física, porque esta palavra poderosa não tem limite para agir e pode agora te alcançar onde você está agora, porque ela é semeada num ambiente profético.






Abraão gerou pela fé um filho que por sua vez era herdeiro de sua promessa, ele o gerou num ambiente profético porque creu no poder da palavra e ela realizou aquilo pelo qual foi designada e não voltou vazia. E você, será que hoje não é o momento de gerar o teu Isaque? Qual é o Isaque que precisa ser gerado em sua vida? Não importa tanto qual seja o seu sonho, desejo ou necessidade hoje, e sim se você pode crer e gerar agora pela fé hoje segundo a Palavra que está sendo lançada sobre a tua vida, em nome de Jesus!



O sonho que você gera hoje, vai multiplicar a sua promessa além da medida que você espera. Foi o que Isaque fez e por seqüência Jacó fez também. "Mas aquele que de ti será gerado, esse será o teu herdeiro".
Pr. Cesar Lopes
_________________________________________________
 



CAVANDO POÇOS



 
GÊNESIS 26:12 “SEMEOU ISAQUE NAQUELA TERRA E, NO MESMO ANO, RECOLHEU CENTO POR UM, PORQUE O SENHOR O ABENÇOAVA.”

Houve uma grande seca na terra, houve fome em toda terra...

Foi neste momento, que Isaque subiu a Gerar que no hebraico quer dizer noite e descanso. Esta cidade ficava a caminho do Egito, lugar onde viajantes pernoitavam antes de seguir viajem. Deus falou a Isaque e pede para ele não subir ao Egito, mas que ficassem em Gerar. Ali o Senhor o fez promessas.



Precisamos aprender que nos momentos de deserto encontramos as maiores oportunidades de ouvir Deus falar conosco. Sempre no meio da lutas Deus fala conosco. Ouvimos sobre os planos que Deus tem pra nós, por isso não é momento de se desesperar. Pois Deus tem saídas e meios para nos abençoar em meio a qualquer deserto que atravessamos, você precisa crer nisso.

"Isaque, pois, ficou em Gerar" (vers. 6) Ou seja, Isaque obedeceu, a obediência é um sinal de fé. Ela é uma expressão de fé, ninguém que verdadeiramente ama a Deus vive em desobediência. Ao contrario da obediência, a desobediência é independência e isto é pecado, quer dizer que Deus não governa sua vida. Isaque obedeceu e guardou os princípios e mandamentos do Senhor.

 

"Enriqueceu o homem," (vers. 13) ali começou um processo de colheita farta na vida de Isaque – (Todo aquele que semeia a boa semente colherá bons frutos) um princípio natural. ‘’Prosperou’’ - ou seja, continuou a enriquecer, e seus recursos aumentaram. "E ficou riquíssimo" aumentou sobre modo seus recursos.



A palavra diz que no mesmo ano ele plantou naquela mesma terra e recolheu cento por um, ou seja, cada semente lançada gerou cem frutos, seus gados aumentaram e seus servos também aumentaram a ponto de causar inveja entre os filisteus. (vers. 14)


Quando obedecemos e temos fé, as bênçãos de Deus nos alcançam e passamos a ser tão abençoados que incomodaremos outros povos. O maior segredo de um homem abençoado é a sua fé. Isaque era um homem de Deus e como seu pai Abraão, ele teve fé e por isso tomou posse da herança e das promessas que o Senhor lhe fez. Isaque prosperou por causa de fé e obediência prosperou, a ponto de ter poços entulhados (poços de seu pai, herança) pelos inimigos.

Entendam que o inimigo não se cansa de trabalhar contra nossos sonhos. Poços são como sonhos e realizações, são os nosso objetivos, nossos planos e o inimigo está de olho preparado para entulhá-los. Sempre com a pá pronta, cheia de entulhos. Poços naquele tempo e naquela região era sinônimo de prosperidade, quem tinha um poço ou uma cisterna, tinha um tesouro. Muitos tem visto seus poços (sonhos, projetos, promessas) sendo entulhados e tem desistido, desanimado, cruzado o braço.


 
E agora seus inimigos entulharam seus poços. Nesta vida competitiva encontramos muitas adversidades pelo caminho, mesmo nos momentos de benção, encontraremos resistências até dos que deveriam estar do nosso lado. Jesus disse: "Neste mundo tereis aflições, mas tenham bom animo eu venci o mundo." Foi exatamente isso que Isaque fez, teve bom animo e insistiu em abrir mais poços.
O primeiro poço foi chamdo Poço Eseque (heb. Contenda) – A contenda muitas vezes é provocada quando as pessoas começam a reparar o nosso sucesso.
O Segundo poço recebeu o nome de Poço Sitna (heb. inimizade) - Pior que a contenda é a inimizade. As vezes sofremos muito com este mal, e acaba gerando conseqüências terríveis.
E tereceiro poço Reobote (heb. Alargamento, amplitude) – Isto da um sentido de abundancia. Cristo veio para nos dar vida em abundância. As adversidades podem vir a contenda, o ódio, a acusação, a inimizade pode até vir, mas se insistirmos, se perseverarmos encontraremos reobote e ali descansaremos com (alargancia) abundancia.
Deus tem um lugar de refrigério para você... Em Sicar no lugar da obediência, Deus tem a realização dos teus sonhos. Ele vai te abençoar. Há um lugar de descanso e refrigério, de benção, de paz e muita prosperidade. Este lugar é no Senhor. Se hoje ouvires a Sua voz não endureça o seu coração.
Seja como ISAQUE: Tenha fé e obediência. Isaque obedeceu a voz do Senhor ficando em Gerar. Ele também tinha fé e sabedoria. – Isaque foi sábio de saber a hora certa de sair de perto do oponente sem exitar. Tinha ainda fé e perseverança. Mesmo sendo rejeitado, mesmo sendo expulso, mesmo em meio a contenda e inimizade, mesmo tendo seus sonhos, seus poços entulhados, ele perseverou.
Você foi chamado para herdar as bênçãos, assim como Abraão e Isaque, você também é um cavador de poços. Não desista da visão que Deus te deu. Não desista da direção que Deus te deu. Não desista dos seus sonhos. Não desista dos seus poços. Desentulhe seus poços. Estes talvez sejam seus sonhos apagados, seus planos esquecidos.
Hoje chegou o tempo de REALIZAÇÕES de sonhos. Ano de colheita. Você encontra águas cristalinas. Águas vivas, vindas do trono de Deus. Ouse cavar e desentulhar porque neste ano você colherá, porque o Senhor vai te abençoar. Não importa o que vai acontecer no mundo, no país ou no governo, o que importa é que você tem a benção do Senhor, e mesmo que entulhem seus poços, seus sonhos, você não desistirá e continuará cavando poços, pois foi pra isto que você foi chamado...PARA CAVAR POÇOS.

Pr. Cesar Lopes
______________________________________________

A COLHEITA



 






Aquele que leva a preciosa semente, andando o chorando, voltará, sem duvidas, com alegria, trazendo consigo os seu molhos (Salmos 126:6).



Não conheço outro Salmo que consegue unir em um só texto presente, passado e futuro. O Salmos 126 denominado como um dos cânticos dos degraus, era um cântico usado pelos peregrinos que vinham de suas cidades para adoração no templo em Jerusalém.

 

Após 70 anos de cativeiro na terra da Babilônia o Senhor abre as portas da liberdade e tira o seu povo de lá. Eles voltam de forma milagrosamente para a Terra Prometida. O salmista relata o sentimento do povo neste momento ao dizer: "Quando o Senhor nos trouxe do cativeiro... estávamos como quem sonha" (Salmos 126:1).


De repente, eles recebem uma grande noticia. O sofrimento acabou, vamos sonhar em liberdade.


A alegria foi tão grande que eles ficaram pasmo diante do poder e bondade de Deus, eles diziam: "a nossa boca se encheu de alegria e a nossa língua de cântico, então se dizia entre as nações: grandes coisas fez o SENHOR à estes." (Salmos 126). Era um grande milagre que precedia um grande despertamento, espiritual, físico e emocional.


Todos os povos e reinos neste momento tiveram que assistir a grande vitória do povo de Deus e admitir com seus lábios: "Grandes coisas fez o Senhor à este povo". Os seus inimigos tinham que admitir que Deus fez grandes coisas no meio deste povo. Não havia quem não comentassem esta novidade, era um grande milagre que acabava de acontecer diante dos olhos de todos.


Eles mesmos testemunharam em alto e bom som: "Grandes coisas o Senhor fez por nós e por isso estamos alegres" (Salmos 126:3). Era maravilhoso de se ver, como duvidar de um Deus tão poderoso que cumpre cabalmente a sua promessa.


Contudo, com o passar do tempo eles se viam tristes novamente, vazios e desesperados, perdidos e desconsolados. É muito importante entendermos que: as grandes vitórias de Deus para nossas vidas no presente não são garantia de sucesso no futuro. Mas, o que fazemos tanto com as nossas bênçãos quanto com o nosso sofrimento hoje é quem vai determinar quem seremos amanhã.


Um grande silêncio separava o tempo da alegria e este momento de deserto. Até que eles acordaram e oraram fervorosamente ao Senhor suplicando a Deus: "Faze-nos regressar outras vez do cativeiro, SENHOR, como as correntes do Sul" (Salmos 126:4).




Todas as vezes que nos afastamos do Senhor, ou o trocamos pelo mundo ou até mesmo pelas suas bênçãos a vida vai ficar difícil. Pois, a frieza é a nossa próxima residência e o deserto o nosso novo endereço.



O Salmista entendeu que era hora de se movimentar, de agir e não parar. Preste atenção neste versículo: "Os que semeiam com lagrimas segarão com alegria"(Salmos 126:5). Uma mudança de mentalidade na hora do sofrimento, pode redirecionar todo processo e fazer com que aquilo que seria um verdadeiro fracasso torne-se em uma grande vitória no final.


A dificuldade, o choro, angustia e as lagrimas, não os impediram de lutar para mudar aquele quadro. Eles começaram a mudar aquele deserto. Uma palavra para sua vida, você pode transforma o seu deserto. "Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontraram os caminhos aplainados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial" (Salmos 84:5-6).




Por pior que pareça o seu momento agora, este é a hora de mudar este quadro e transformar o seu deserto em grande manancial. Mesmo que este momento pareça ser o mais difícil que você já enfrentou e você não agüenta mais esta dor, levante os teus olhos e olhe para o Senhor e vejo a sua mão poderosa estendida e agindo ao seu favor.


"Aquele que eleva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem duvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos" (Salmos 126:6).
 
Mesmo chorando, não é hora de parar, prossiga, semeie no seu casamento, semeie no seu trabalho, semeie na sua família, semeie na sua fé, semeie na sua vida espiritual. Mesmo que seja com choro não pare de semear, Deus está preparando uma futura e grande colheita para ti, em nome de Jesus!!!


Não sei como se encontra o seu coração hoje, mas o Senhor está te dizendo: Semeie na terra da sua aflição, pois eu te farei crescer dentro dela.


Aquele que começou a grande obra em sua vida é fiel para termina-la. A luta quando aumenta não é indício de abandono de Deus, mas sim pré-nuncio de que algo muito grande e maravilhoso está para acontecer em sua vida.



Talvez você não esteja entendendo como as coisas podem ter chegado ao ponto que chegou. Como tudo mudou e agora você está vivendo nesta noite escura e fria onde sua alma se revolve de um lado para o outro, sem ver o sono e nem o amanhecer.
Saiba que o Deus que agiu poderosamente em sua vida no passado, é o mesmo que está pronto para agir na tua vida hoje. No campo do Senhor você vai colher antes mesmo de terminar de plantar. A palavra para você hoje é aprenda a semear e creia que os resultados virão, a tua semente brotarão e os teus celeiros transbordarão. O final desta luta será melhor do que este momento difícil que já esta terminando em nome de Jesus! A tua semeadura pode ser com choro, mas a tua colheita será com alegria, no nome do Senhor!!!

 

Deus te abençoe, em nome de Jesus!



Pr. Antonio Cesar Lopes



__________________________________________________________

QUEM É ESTA QUE SOBE DO DESERTO


"Quem é esta que vem subindo do deserto encostada ao seu amado?" (Cantares 5:8).

O livro de cantares de Salomão fala sobre a linda história de amor entre o rei Salomão e a Sulamita. Entre elogios e os mais ricos e profundos poemas de amor encontramos um rei apaixonado abrindo o seu coração para a sua amada. O livro declara o seu cuidado, a sua atenção, os seus sentimentos e paralelamente a vida, os sonhos, as incompreenções, lutas e tribulações sofrida pela sua amada.


A amada vinha subindo do deserto encostada ao seu amado. Ele foi buscá-la no vale da solidão e a encontrou. Depois de praticamente desprezar o seu amor e trocá-lo por um pastor que surge para roubar a sua atenção, ela foi encontrada sozinha e abandonada. Mas, ele não se esqueceu dela um momento se quer. Como um valente que corre de uma extremidade a outra assim ele sai saltando pelos montes como uma corsa a procura de sua amada. Pois ele a ama incondicionalmente. Sua aparência já não era a mesma: magra, visivelmente desnutrida e acabada e com a pele outrora branca como neva agora sua pele queimada pelo sol. Mas, ele a ama incondicionalmente. Ela reconhece o seu amor e lhe declara sua fidelidade e diz "eu sou dele e ele é meu".


Ela estava sofrendo, exposta ao sol e ao frio, aos perigos da noite, ao medo e a solidão. Quase que sem força ainda lhe restava a esperança que seu amado não a esqueceria. A sua provação chegava ao limite, sua vitalidade se esvairia e sua dor era inconsolada. Neste momento chega o amado, ele vem saltando pelos montes, correndo ao encontro de sua amada e a encontra desfalecida de tanta dor. A acolhe em seus bracos, a cobre com seu manto e a alimenta com o seu amor. Ele a encoraja e a fortalece. Escolhida, restaurada, honrada e realizada ela se renova e sobe com ele, que lhe abre um caminho no deserto e rega sua alma com o seu amor.



O deserto é um lugar de solidão, abandono, rejeição, medo, sol e frio, perigos constantes. O deserto é um lugar de provação, um lugar onde sabemos como entramos, mas não podemos imaginar como sairemos. Nele sofremos o vazio, as dores e as maiores percas, rejeições, traições e angustias de nossas vidas. Nele nossa esperança é provada, mas a verdadeira esperança, a fé e o amor nunca se acabarão realmente. Pois, elas são dadas por Deus e restauradas pelo Senhor.

O Senhor te ama incondicionalmente, quando voce o chamar ele virá saltando pelos momentes. Ele irá até o deserto que você se encontra hoje, tomará em suas mãos, provará o seu amor, te cobrirá com o seu manto, te fortalecerá, te limpará e te curará com o seu amor, pelo seu Espírito e pela sua Palavra. Ele te restaurará e te renovará e te trará de volta aos tempos da alegria, fartará a tua alma e realizará o desejo do teu coração. O teu deserto passará, o inverno passará e o tempo de cantar esta desabrochando como as flores da primavera diante de ti.

Os teus injuriadores não poderão acreditar quando te verem subindo, pois você subirá. Pois, o Senhor te apoiará nele, somente nele você se encostará e dependerá. Eles verão a tua glória ao olharem para o cortejo majestoso que vem após ti na sua entrada triunfal com bandeiras e carruagens como uma rainha cortejado e apoiada na destra do rei e dirão: "quem é esta que vem e que sobe do deserto encostada ao seu amado".



Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus!

Pr. Antonio Cesar Lopes

 
 
TUDO VAI MUDAR


 
“Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos. Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós a obra das nossas mãos. Sim, confirma a obra das nossas mãos.” (Salmos 90: 16 e 17).

Ao longo dos anos a vida vai se passando e somos tendenciosos a pensar que nada de tão significativo tem acontecido. Olhar para o tempo que passou começa a dar certo desespero, especialmente quando a melhor parte da vida supostamente mais produtiva já tem se passado. As dificuldades começam a chegar, o tempo vai ficando escasso, as boas oportunidades desaparecem e não há também tanto gás para virar o jogo tão radicalmente. Neste tempo a vida começa a parecer monótona e o inimigo da insignificância dos dias começa a cercar a nossa alegria. E a desistência vai aos poucos se tornando uma opção bem provável. Tudo vai perdendo o significado; neste momento crucial da vida de Moisés ele orava:

“Sim, confirma a obra das nossas mãos.”

 
Confirmar quer dizer: “dar significado, tornar permanente.” A idéia é a seguinte: “Fazer que eu veja minhas obras como sendo cheias de significado. Em vez de pensar que meus dias são tão fúteis como a tarefa de esvaziar cestos de papeis, ajuda-me, Senhor, a ver o significado de meus dias à luz do teu plano.” Quando Deus confirma as obras das nossas mãos, ajuda-nos a enxergar o valor da rotina, a importância das coisas que antes considerávamos mundanas - sempre a mesma coisa. (Charles Swindoll no livro: Como Viver Acima da Mediocridade).

 
Como é importante vermos significado nas obras das nossas mãos. Isto vai gerar muito mais satisfação e conseqüentemente frutos. O problema é que somos tentando a ver com desprezo aquilo que fazemos, ou não darmos o real valor que realmente tem. As vezes outros tem que nos dizer que o que fazemos é importante e maravilhoso. E corremos o risco de olhar com ceticismo para as obras das nossas mãos e ao não ver grandes resultados acabando enxergando tudo com desprezo.

Isto acontece justamente quando caímos na rotina, e a rotina nos mata. Ela mata o que há de mais importante em nós, a sede por desafio. Quer dizer, aquilo que exige o máximo de nós para ser Alcançado. É neste momento que caímos no círculo vicioso e mecânico da vida onde a sufocante monotonia nos encontra. E atinge-nos nas áreas de mais estruturais da vida, como casamento, trabalho, chamado, estudos, etc. Neste caso o tempo se torna nosso inimigo e o desgaste seu aliado.

A monotonia pode se apresentar como um agente designado para fazer a vida enfadonha e desgastada. Porém existem algumas pessoas que conseguem fazer da vida chata e rotineira, um espetáculo de novidade e satisfação.

Precisamos saber que a vida rotineira só é desgastante quando nos amoldamos a ela, porém quando usamo-la como o palco de grandes acontecimentos, tudo muda. Ao invés da insatisfação vamos descobrir Deus na rotina dos nossos dias e saber que Ele está no controle dela também.

Imagino como Moisés se sentia neste momento que já ia para mais de 30 anos no mesmo deserto. Era enfadonho: as mesmas tarefas, mesmos problemas, mesmos conflitos, isto parece até com a vida de algumas donas de casa. Assim era o lugar onde Moisés se encontrava naquele exato momento. Ele pedia algo novo para Deus, algo que pudesse mudar toda a sua ameaçadora rotina. E ele acertou ao orar para Deus fazer sua rotina mais interessante, ao invés de pedir para que Deus tirasse-o da rotina, que é o que muitos de nos fazemos. Não era a rotina o problema, e sim a ótica com que nós a enxergamos. Lembra de um dos estudos onde Moisés pede a Deus para ver a vida de forma mais significante ao fazê-lo enxerga-lá como o Senhor a vê?

Talvez seja a hora de você observar melhor a vida e os anos que estão passando diante de ti. E começar a encontrar neles maior satisfação e significado para prosseguir no caminho que Deus traçou para te fazer bem. Para que no futuro ao olhar para trás você consiga ver como tudo foi tão gratificante e maravilhoso. Isto acontecerá, ao enxergar a mão de Deus em todos os aspectos da tua vida e ao vê-lo em cada pedaço do seu deserto que hoje não é tão agradável como você gostaria que fosse. No entanto, é mais do que necessário para o seu futuro. Mas, para isto acontecer você precisa fazer como Moisés, pedir urgentemente que Deus “confirma sobre nós a obra das nossas mãos. Sim, confirma a obra das nossas mãos.” Faz tudo mais significante, Deus!

Hoje por pior que pareça a mesmice da vida, esta é a forma que Deus quer trabalhar na sua vida e te ensinar a crescer e prosperar no tempo da dificuldade. Pois o grande e extenso deserto das nossas vidas é o melhor lugar de semeadura, e não há um lugar mais fértil para a espécie de semente que temos para semear. Você precisa aprender a semear no tempo da dificuldade para colher no tempo da bonança. Pois, “os que com lagrimas semeiam, com jubilo ceifarão” (Salmos 126:5). O dia em que tudo vai mudar está chegando, mas enquanto isto não acontece, ao invés de reclamamos vamos semear no nosso futuro. E Deus sim confirmará as obras das tuas mãos a sua glória virá sobre ti e tudo vai mudar, em nome de Jesus!

Deus te abençoe ricamente em nome do Senhor Jesus!

Pr. Antonio Cesar Lopes
______________________________________

UM CORAÇÃO SÁBIO


 

Todos nós estamos à procura de uma saída do marasmo da vida, esperamos ansiosamente que chegue aquele dia em que Deus nos tocará de vez e pronto: tudo mudado. Ou do céu ouvirmos uma voz dizendo: “Agora chegou o tempo do meu propósito se cumprir de vez em sua vida.” Dia em que respiraremos aliviados, oba, agora cumpriremos de vez aquilo pelo qual existimos. Porem, Moisés sabia que somente o famoso e temível processo no deserto que nenhum de nós escaparemos é o que nos darão lentes espirituais para enxergarmos os nossos dias como Senhor os vê. E assim iniciar a verdadeira transformação de dentro para fora. Preste atenção em sua oração no verso 12 de Salmos 90:

 
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos um coração sábio” (v.12).

 
Uma nota de tamanha profundidade nas palavras de Moisés que nenhum poeta, filósofo ou compositor antigo ou contemporâneo jamais alcançou. Encontramos neste verso requintes de sabedoria e espiritualidade invejáveis em cada verso deste Salmo extraordinário, redigido por Moises e inspiradíssimo pelo Espírito Santo. Este mesmo deserto ardente que o Senhor levou-o como homem já amadurecido e experimentado na vida foi que o tornou em um homem sensato de valores refinados como se nota neste Salmo. Moisés sabia que no deserto que ele enfrentava estava também o coração puro e um espírito inabalável que Davi pediu nos Salmos 51 e que ele tanto desejava. Ele mostra um elevado grau de intimidade com Deus através de seus mais virtuosos e gloriosos desejos e alvos para esta vida. Além do mais as suas palavras revelam o ardente desejo do seu coração pela presença irrevogável e intransponível do Senhor durante o tempo glorioso no deserto que ele passava com o Pai.


“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos um coração sábio”. Imagina você contando cada dia que você passasse no seu deserto, com um livrinho de anotação anotando suas mais diversas experiências. Cada dia bem notificado, experiências boas e ruins. Para mim seria algo como prolongar o deserto que de todas as formas tentamos esquecê-lo, para ver se passamos melhor por ele. Mas, Moisés tinha um desejo de alcançar um coração sábio diante de Deus. E ele sabia que para que pela graça ele deveria suportar o insuportável, no intuito de adquirir o inestimável e valiosíssimo caráter do Deus em si mesmo. Era neste lugar de provações que o Senhor o formava a cada dia em homem cuja importância e poder o mundo jamais poderia se esquecer um dia. Ele foi e é, sem dúvidas alguma, o maior homem de toda história e de todos os tempos.

 
No seu longo e demorado processo do deserto, na solidão e obscuridade, ele buscava a cada dia colocar em sua vida algo maior do que o vazio do seu interior. Ele procurava incansavelmente a incomensurável presença do Pai e juntamente com ela, nada mais e nada menos, o Seu sábio coração.

Somente a escola do deserto e do sofrimento poderia proporcionar objetivos tão nobres ao coração de um homem. No entanto é bom saber que o custo do que ele mais queria era muito alto. Mas não podemos nos esquecer o que muito vale para nós, muito custa também. Todos querem uma intimidade além da medida do nosso próprio deserto, mas poucos de nós estão dispostos a pagar o preço que ela vale. Quem quer intimidade com o Pai, tem que ir ao fundo para alcançá-la. E parar de lutar contra o processo de Deus. Precisamos, ao invés disto, compreendê-lo segundo o ponto de vista de Deus para cada um dos nossos dias nesta vida. Veja Moisés estava disposto a ir até a morte por isto, ele buscava ao Senhor incondicionalmente. Disse Deus: "... porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo" (Ex 33:20). Moisés sabia do preço e estava disposto a pagar.

 
Sabe o que aconteceu quando Deus anunciou a saída do deserto para Moisés? Ele não fez como nós faríamos: sair pulando e gritando: “Finalmente acabou!!! Glória à Deus e aleluia!!!” Moisés disse com outras palavras em Exodo 33:15: “Só saio daqui se sua presença for comigo, se não de jeito nenhuma saio deste deserto”. Moisés fez da sua vida um único propósito que não era outro se não “glorificar a Deus, e goza-lo plena e eternamente.” Exatamente como diz o antigo catecismo de Westminster. E o que menos importava era onde, se no deserto ou não. Moisés estava disposto a viver ou morrer por isso como o apostolo Paulo disse: morrer é lucro e viver é ganho (Fil 1:21).

 
Mesmo já havendo tido morrido para tudo na vida, faltava algo para Moisés ainda: um coração sábio como o coração do Senhor. E com certeza o seu deserto não faria sentido sem que ele alcançasse este objetivo em vida. No livro Como Viver acima da Mediocridade Charles Swindoll consegue parafrasear este versículo de forma muito interessante e muito esclarecedora para mim, observe: “Assim faze com que eu saiba atribuir importância aos meus dias, de tal maneira que eu ganhe capacidade de ver a vida como tu vês.”

Precisamos atribuir real significado e importância aos dias de hoje. Precisamos aproveitar melhor o nosso tempo ao “ver a vida como tu vês”. Já pensou nisto, seriamos muito mais rápidos, eficazes, desprendidos e vorazes no propósito de Deus para as nossas vidas na nossa geração. Isto quando simplesmente conseguirmos ver a vida como o Senhor a vê. Teríamos uma outra visão de deserto e certamente os transformaríamos em nossas fontes de balsamo. Extrairíamos dele cura, ao invés de lamento, alegria ao invés de choro e murmurações, sabendo que esta é a vontade do Pai para nós, e que Sua graça nos basta (2 Cor 12:9).

 
Charles Swindoll diz: “o salmista não diz: ajuda-nos a viver os nossos dias como a maioria, mas sim ensina-nos como devemos vivê-lo de modo único, integral e triunfalmente”. Deus espera que nós não apenas enxerguemos a vida como Ele a vê, mas também que vivamo-la de forma mais graciosa e grandiosa como Ele planejou para cada um de nós. E com certeza nada redundante e cansativo, mas uma vida cheia de alegria, desafios, motivação e gratidão a Deus. Avançaremos como águias que voam cada vez mais alto ao passo que conseguirmos atribuir o verdadeiro significado e importância para os nossos dias, por mais difícil que a vida pareça para nós.


Uma coisa é certa: sem este deserto Moisés jamais seria o homem de Deus que ele foi. E sem o seu deserto você jamais alcançará um coração sábio, as mais sublimes alturas e os inimagináveis sonhos que de antemão o Senhor tem preparado para ti.

 
Deus te abençoe em nome de Jesus.

 
Pr. Antonio Cesar Lopes




                 __________________________________



MIL ANOS SÃO COMO O DIA DE ONTEM




"Porque mil anos são aos teus olhos como o dia que passou e como a vigília da noite."
(Salmos 90:4).
Queridos, se analisarmos a vida segundo a perspectiva de Deus viveremos muito melhor e mais leves. Pois, veremos que a maioria dos nossos stress, sofrimento e preocupações são ineficazes e não podem nos ajudar. Ao contrario disto elas nos afetam física, emocional e espiritualmente. Então para que te-los? O ponto de vista de Deus sobre as aflições que mais nos afetam é completamente diferente do nosso. E por isso ele nos chama para confiar ao invés de duvidar e nos preocuparmos tanto. Confie os seus problemas nas mãos do Senhor, pois Ele tudo resolverá. Ele pode resolver. Uma irmã me disse esta semana, Antonio tente imaginar suas lutas daqui mil anos, um irmão me disse infelizmente muitos só tem planos para esta vida. Dai começou a brotar esta mensagem no meu coração.

O Senhor quer nos ajudar a passar pelas nossas lutas de forma honrosa e vitoriosa. Ele quer nos ensinar a confiar nele e em seus eternos propósitos para nossas vidas através do tempo e da dor. E através delas nos mostrar o quanto elas são passageiras. Para isto basta crermos e aplicarmos em nossas vidas o que a palavra diz sobre as nossas provações. O apostolo Paulo disse: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produzirá para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação” (2 Corintios 4:17). Quer dizer elas não são más como pensamos, mas boa e produzem frutos em nós. Nas palavras que se seguem e 2 Corintios 12:10 Paulo mostra uma maturidade que poucos alcançarão na vida cristã. Ele disse: "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angustias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte" (2 Corintios 12:10).
 A tribulação é leve e momentânea e produz fruto. As tribulações são dadas por Deus e controladas pelo Senhor para nos levar ao fim que o nosso coração deseja, sem nos tirar do propósito que Deus preparou para nós.
Você imagina Moisés com 110 anos de idade no meio do deserto, pensando nos seus problemas. Talvez você se pergunte será que ele sofria naquela época tanto como nós hoje ao passarmos pelas mesmas coisas. Eu diria, certamente ele sofreu muito e igualzinho a nós, ele se angustiou e se sentiu muitas vezes arrasado e sem direção. Acho que chegou a orar desesperado como se Deus não o ouvisse e como se tudo fosse acabar no outro dia. Mas, não neste ponto de sua carreira com 110 anos ele já sabia que cada experiência passada lhes revelava ainda mais sobre o caráter e a natureza de Deus.
 
Noé viveu exatamente 1000 anos antes da data que Moisés fez esta oração. Noé não teve vida fácil e sofreu pelo que cria. Mais mil anos antes de Noé viveu Enoque homem tão santo e puro que Deus o tomou para si para não ver a morte, Enoque também não enfrentou moleza. Daniel viveu 1000 anos depois de Moisés e sua vida não foi brincadeira. Se não fosse o Senhor ele teria sido devorado vivo pelos leões.
Deus permitiu que eles passassem por tudo isto, mas não retirou deles a sua graça. Os nossos irmãos da Bíblia aprenderam muito sobre o caráter e a natureza de Deus pelo que enfrentaram e também venceram. Nós aprendemos ainda mais, pois Deus tem se revelado a nós através da vida deles, da história e das nossas próprias experiências.
Muitas pessoas me dizem que querem crescer e amadurecer na vida cristã. E por outro lado muitos dizem que não agüentam mais sofrer. Sofrimento e crescimento são palavras sinônimas no vocabulário de Deus, tribulação e oportunidades também, lutas e vitórias também. O sofrimento nos leva a conhecer Deus e também a nos identificar com os santos que sofreram como aqueles quais o mundo não era digno. E concomitantemente através da história da nossa própria vida.
A história da humanidade é o fio que conecta a nossa fé aos santos e bondosos desígnios de Deus para a nossa história no Senhor.
Dois mil e quinhentos anos antes de nós, Davi disse: “Quem me dera tivesse asas como pomba; voaria até encontrar repouso! Sim fugiria para bem longe e no deserto eu teria o meu abrigo” (Salmos 55:6-7). Eu já disse algo parecido e talvez você também já tenha dito com ou sem palavras.
Queridos, o que são mil anos? Aos nossos olhos é muito, mas aos olhos do Pai são os dias de ontem, e assim são as nossas lutas hoje e as que ainda virão. São leves e momentâneas, pois a própria vida passa rápido, aliás tudo passa. E todo quadro de dor muda e passará diante de nós. Porém, o Senhor não mudará nunca, pois Ele é bom e sempre será infinitivamente bom eternamente. Imagino Moisés olhando para a Bíblia e lendo a história da sua vida e dizendo, porque devo me preocupar se está tudo debaixo da providencia de Deus. Só devo acreditar que tudo passará assim como está escrito e eu sou e serei aquilo que a Bíblia diz que sou, mais que vencedor sobre todas essas coisas que passo.
Deus quer que você creia que Ele tem preparado para você um futuro muito melhor e mais brilhante do que parece. Amanhã você olhará para trás e verá os frutos do teu trabalho. E receberás do Senhor dupla honra como recompensa pela sua dor. E a vitória que o Senhor lhe deu será lembrança de um tempo que você passou e te levou a crescer e vencer em Cristo Jesus. De tudo só restará as lições que te ajudaram a ajudar a outros que estarão passando pelo que você passou e precisarão aprender com você para vencer como você venceu.
A questão mais importante não é a dor e sim como passaremos por ela, isto sim mostrará se crescemos ou não, se vencemos ou não, se honramos a Deus ou não. Lembre-se "Mil anos são como o dia de ontem que se passou."
Deus te abençoe em nome do Senhor!
                                                                                                           Pr. Antonio Cesar Lopes



_____________________________________________

Quero ser útil

"E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um desses pequenos não perderá seu galardão”. Mateus 10:42
Em um pequeno jardim, cheio de belas plantações, descobri uma pequena roseira. Tinha no máximo uns 30 cm. Aparentemente não tinha forças para crescer: era frágil ao lado das demais roseiras! Parecia não existir, de tão pequena que era!
Observando-a como sempre, certo dia vi que em um de seus pequeninos galhos, surgiu um botão. Com curiosidade, esperei para ver o que ia acontecer e acompanhei seu desenvolvimento, até converter-se em uma formosa rosa. Como me alegrou aquela rosa! Seu perfume impregnava o ar ao redor, suas cores eram luminosas e suas pétalas brilhavam à luz do sol!
Isso me fez pensar: Tão pequena e insignificante entre as demais plantas que quase passava desapercebida. Parecia não servir para nada, porém, como alegrou a minha vida!Lembrei-me da palavra de Jesus Cristo dizendo que basta “.. um pequeno copo de água em Meu nome..” e vi o que Deus pode fazer com que o “pequeno” que nós estamos dispostos a dar;
Quantas vezes deixamos escapar ou passar ao nosso lado, a oportunidade de fazer pequenos atos de atenção ou serviço. “Um copo de água” pode ser uma palavra amável, um sorriso, uma ajuda..., em face de tanta dor ou necessidade ao nosso redor.Que hoje possamos, tal como o profeta, dizer ao Senhor:“Eis me aqui”, quero ser útil a Ti, Senhor, e aos meus semelhantes!
Por: Pastor Paulo Roberto Freire da Costa
_________________________________________________________
 
 
O que a Bíblia diz sobre gerenciar as suas finanças?
 
 
 

A Bíblia tem muito a dizer sobre gerenciar finanças:
A respeito de pedir emprestado, veja: Provérbios 6:1-5; 20:16; 22:7,26-27 (“O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta... Não estejas entre os que se comprometem e ficam por fiadores ...de dívidas, pois, se não tens com que pagar, por que arriscas perder a cama debaixo de ti?”). Em relação ao suborno, veja: Provérbios 17:8; 18:16; 21:14; 28:21; 17:23 (“O perverso aceita suborno secretamente, para perverter as veredas da justiça”). Sobre riquezas, veja: Provérbios 10:15; 11:4; 18:11; 23:5; 28:20 (“O homem fiel será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo”).

Em relação à preguiça e finanças, veja: Provérbios 6:6-11 (“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para domir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado”). Também 1 Timóteo 6:6-11.

Sobre o dar, veja: Lucas 6:38; 2 Coríntios 9:6-15 (versículos 6-7: “E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”).

Sobre a administração do dinheiro, veja: Lucas 16:1-13 (versículo 11: “Se, pois, não vos tornastes fiéis na aplicação das riquezas de origem injusta, quem vos confiará a verdadeira riqueza?”). Também Tiago 1:17. Nós somos responsáveis por prover nosso próprio sustento. 1 Timóteo 5:8 diz:“Ora, se alguém não tem cuidados dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente”.

Em suma, o que a Bíblia diz sobre gerenciar o dinheiro? A resposta pode ser sintetizada em uma única palavra: sabedoria. Nós devemos ser sábios com o nosso dinheiro. Nós devemos economizar dinheiro, mas não acumulá-lo como tesouro. Nós devemos gastar dinheiro, mas com prudência e controle. Nós devemos devolver ao Senhor, em alegria e sacrifício. Nós devemos usar o nosso dinheiro para ajudar os outros, mas com discernimento e o guiar do Espírito de Deus. Não é errado ser rico, mas é errado amar o dinheiro. Não é errado ser pobre, mas é errado gastar dinheiro em coisas fúteis. A mensagem consistente da Bíblia sobre o gerenciamento do dinheiro é ser sábio.




Deus abençoe!


_______________________________________________________________________

 

QUEM SERVE, SERVE!

 


Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda do Encontro. Quem quisesse consultar a Deus ia à tenda, fora do acampamento.
Sempre que Moisés ia até lá, todo o povo se levantava e ficava de pé à entrada de suas tendas, observando-o, até que ele entrasse na tenda.
Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés.
Quando o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da tenda, todos prestavam adoração de pé, cada qual na entrada de sua própria tenda.
O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda.
Êxodo 33:7-11
Quem serve, serve. Quem não serve, não serve.
Esta frase eu uso há muito tempo no treinamento de homens e mulheres que querem servir a Deus com excelência. Quem serve, serve!
O objetivo do obreiro no trabalho da igreja é servir, não é aparecer. O obreiro, diácono, evangelista, pastor, é um servo.
Quero compartilhar um pouco e rapidamente, algumas coisas a respeito de Josué.
Josué era um homem corajoso, vigoroso, mas acima de tudo ele era obediente à Palavra de Deus.
Ele é considerado uma figura de Cristo, pois tornou-se libertador de seu povo. Libertar em meio a tantas dificuldades foi uma ação do Espírito Santo, pois tudo vem dEle e é feito por Ele.
Por muito tempo Josué serviu a Moisés. Ele aprendeu tudo com Moisés. Ele obedecia a Moisés.
O que Josué pode nos ensinar?
1 – Ele estava sempre atento a tudo o que Moisés fazia.
O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda. Êxodo 33:11
Ele não se afastava da tenda da congregação, do lugar da comunhão.
Quem quer crescer na casa do Senhor precisa primeiro aprender e aprender com quem Deus colocou sobre sua vida para lhe pastorear.
A maior dificuldade é aprender a obedecer e a respeitar.
Tem muita gente querendo assumir liderança, cargos, ministérios, mas ficam ausentes da tenda da congregação, do lugar da comunhão com Deus.
Faltam cultos, faltam aos estudos, não participam dos trabalhos de sua igreja, não veem como seu pastor age, como Deus o usa.
Para que alguém seja colocado sobre o povo ele precisa primeiro ganhar a confiança e a simpatia do coração do pastor e das ovelhas.
Ser gentil, agradável, ter palavras que curam, postura de humildade. Precisa ser uma pessoa fiel ao Senhor, fiel nos seus compromissos.
2 – Josué fazia tudo para agradar e servir a Moisés
Josué foi então lutar contra os amalequitas, conforme Moisés tinha ordenado. Moisés, Arão e Hur, porém, subiram ao alto da colina. Êxodo 17:10
Josué não fazia o que queria. Ele não lutava com quem queria, nem quando achava que era certo. Ele era submisso e obediente ao seu líder.
Era mais confortável e seguro subir à colina com Moisés, ficar perto do líder, mas Josué foi enviado para o pior lugar, para o meio dos amalequitas. E ele foi, porque assim Moisés lhe ordenara.
Uma pessoa que deseja crescer na casa do Senhor precisa estar pronto para os lugares de vale, de guerra, para as dificuldades.
Por mais que você deseje os lugares de luzes e atenção, ficar perto do líder principal, do lugar para onde todos os olhos estão voltados, aprenda a esperar.
Ouça o comando do seu pastor, não faça o que você quer, mas aquilo que lhe é dito pra fazer.
Não tome a dianteira, não decida sozinho. Você está debaixo de pastoreio e liderança, aprenda a submeter-se.
3 – Deus precisa confirmar o chamado.
Então o Senhor disse a Moisés: "Chame Josué, filho de Num, homem em quem está o Espírito, e imponha as mãos sobre ele.
Faça-o apresentar-se ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade e o comissione na presença deles.
Dê-lhe parte da sua autoridade para que toda a comunidade de Israel lhe obedeça.
Números 27:18-20
Moisés conhecia Josué e como ele se comportava, mas ele só foi colocado sobre o povo quando Deus mandou.
E Deus só mandou isso ser feito depois de um tempo em que Josué passou sendo preparado, moldado, forjado, avaliado, medido.
Parte da autoridade, parte, não a totalidade, foi transmitida a Josué. E ele foi ungido como sucessor de Moisés. Provavelmente, muito mais do que Josué sonhara receber.
Mas unção tem hora e tem lugar.
É preciso aprender a esperar, discernir o seu chamado, a sua vocação e esperar a confirmação de Deus em sua vida através da unção.

Por: Sandra Botelho (Minha Voz)

_____________________________________________________



"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem"






João 10:1-41

1 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que näo entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladräo e salteador.

2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
5 Mas de modo nenhum seguiräo o estranho, antes fugiräo dele, porque näo conhecem a voz dos estranhos.
6 Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles näo entenderam o que era que lhes dizia.
7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim säo ladröes e salteadores; mas as ovelhas näo os ouviram.
9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
10 O ladräo näo vem senäo a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundáncia.
11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
12 Mas o mercenário, e o que näo é pastor, de quem näo säo as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
13 Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e näo tem cuidado das ovelhas.
14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
15 Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 Ainda tenho outras ovelhas que näo säo deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouviräo a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
19 Tornou, pois, a haver divisäo entre os judeus por causa destas palavras.
20 E muitos deles diziam: Tem demónio, e está fora de si; por que o ouvis?
21 Diziam outros: Estas palavras näo säo de endemoninhado. Pode, porventura, um demónio abrir os olhos aos cegos?
22 E em Jerusalém havia a festa da dedicaçäo, e era inverno.
23 E Jesus andava passeando no templo, no alpendre de Salomäo.
24 Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente.
25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e näo o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim.
26 Mas vós näo credes porque näo sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca häo de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mäo.
29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mäo de meu Pai.
30 Eu e o Pai somos um.
31 Os judeus pegaram entäo outra vez em pedras para o apedrejar.
32 Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?
33 Os judeus responderam, dizendo-lhe: Näo te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
34 Respondeu-lhes Jesus: Näo está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?
35 Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura näo pode ser anulada),
36 Åquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?
37 Se näo faço as obras de meu Pai, näo me acrediteis.
38 Mas, se as faço, e näo credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.
39 Procuravam, pois, prendê-lo outra vez, mas ele escapou-se de suas mäos,
40 E retirou-se outra vez para além do Jordäo, para o lugar onde Joäo tinha primeiramente batizado; e ali ficou.
41 E muitos iam ter com ele, e diziam: Na verdade Joäo näo fez sinal algum, mas tudo quanto Joäo disse deste era verdade.
42 E muitos ali creram nele.

                                                                                                 por Pr.Paulo Barbosa

_________________________________________________


Todo ser que respira louve ao Senhor.


Salmos 113:1-9

Louvai ao SENHOR. Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR. Seja bendito o nome do SENHOR, desde agora para sempre. Desde o nascimento do sol até ao ocaso, seja louvado o nome do SENHOR. Exaltado está o SENHOR acima de todas as nações, e a sua glória sobre os céus. Quem é como o SENHOR nosso Deus, que habita nas alturas? O qual se inclina, para ver o que está nos céus e na terra! Levanta o pobre do pó, e do monturo levanta o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo. Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao SENHOR.
                                                                                                                 por Paulo Barbosa,


                                                                                                                                
________________________________________________________________


Adão era negro? Quantos estão cientes de que há mais de 90% de chances de Adão ter sido negro

                                                                                              por Paulo Barbosa,
Como surgiram as diferentes cores da pele a partir do primeiro ser humano?

  Antes de tudo, é preciso lembrar que a cor da pele é determinada geneticamente por genes que controlam a produção do pigmento melanina. Portanto, ter pele branca, morena ou negra depende dos genes e essa característica é transmitida aos descendentes.

Em segundo lugar, as evidências a respeito da origem do homem sugerem que os primeiros seres humanos devem ter surgido na África e, portanto, teriam a pele negra.

 Todo ser vivo apresenta características que lhe permitem adaptar-se ao ambiente em que vive. No caso dos primeiros seres humanos, a pele escura servia para protegê-lo da intensa irradiação do sol nessa região. À medida que o homem passou a ocupar outras regiões, o processo evolutivo, por meio da seleção natural, foi favorecendo, em cada local, a sobrevivência daqueles indivíduos cujas características lhes permitiam melhor adaptabilidade.
 Naqueles locais com menos sol, indivíduos com pele mais clara eram favorecidos, pois os indivíduos de pele mais escura e mais protegida não conseguiam assimilar o sol suficientemente para sintetizar a vitamina D nesses locais. Isso foi ocorrendo ao longo de muitas gerações, em que os sobreviventes tinham sempre a pele um pouco mais clara que a de seus ascendentes, até se chegar ao branco.

 Com o passar do tempo, ao longo de milhares de anos, os indivíduos ficaram distribuídos de tal forma que, quanto mais próximos do Equador, mais escura era sua pele e, quanto mais próximos das regiões polares, mais clara ela era. É importante lembrar que o processo de seleção natural é aquele que considera que em todas as populações existe variabilidade (no caso da cor da pele, indivíduos com tonalidades diferentes na pele).
A seleção natural age sobre essa variabilidade, favorecendo, em cada ambiente, a sobrevivência dos indivíduos mais bem adaptados. Assim, a seleção natural tanto favoreceu nas regiões frias os indivíduos de pele clara, como favoreceu nas regiões mais quentes os indivíduos de pele mais escura. Atualmente não observamos mais essa diferença tão marcante, porque os cruzamentos entre indivíduos de diferentes regiões, com diferentes cores de pele, garante uma variabilidade ainda maior e os fatores seletivos já não são importantes no caso do homem.
Um negro vivendo numa região com pouco sol, por exemplo, pode facilmente superar a falta de vitamina D, e viver nesse lugar não será problema para ele. Da mesma forma, uma pessoa de pele clara terá como se proteger do sol nas regiões equatoriais, podendo viver aí desde que tome cuidados para não sofrer os efeitos do sol muito forte na sua pele. Vale lembrar que este processo de seleção natural aconteceu nos primórdios do homem na Terra e que o que temos hoje é um reflexo disso, ou seja, um grande número de fenótipos para a cor da pele, desde o branco até o negro.
O terceiro filho de Noé recebeu nome de "Cam" (negro) e ele deu origem a povos africanos. A Etiópia era um país negro de grandes riquezas e destaque nos tempos bíblicos e foi um negro que ajudou a Cristo carregar a Cruz. Um negro foi salvo em At 8:26-38. Se há preconceito por parte do homem, não há por parte de Deus. Mesmo porque toda condição aqui que muito também questionamos, não só de cor da pele, mas de riqueza ou pobreza, beleza ou fealdade, fama ou anonimato, cultura ou falta dela, é temporal, não eterna.
QUANDO OS EUROPEUS SE ACHARAM MELHORES QUE OS AFRICANOS E OUTROS "NÃO CIVILIZADOS" esqueceram que na África também existiam brancos >>> os brancos surgiram do albinismo na especie humana, seria então a segunda raça antes dos japoneses e indios. >>> até hoje a região com mais albinos no mundo é na Àfrica >>> então quanto mais branco a pessoa for, mais semelhante será de um negro africano.




________________________________________________________________________